UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 18h53

Brasileiro Alex Atala integra universidade gastronômica de San Sebastian

San Sebastian, Espanha, 26 Jul 2010 (AFP) -Um grupo de chefs internacionais, incluindo o brasileiro Alex Atala, forma o conselho da primeira "universidade gastronômica" da Espanha, que abrirá suas portas em 2011, na cidade de San Sebastián (norte).

Nesta segunda-feira, os 'chefs' se reuniram em San Sebastián para formar o "Conselho Internacional" presidido pelo espanhol Ferrán Adria, do famoso restaurante El Bulli da Cataluña.

Além de Atala e de Adria, o Conselho tem o francês Michel Bras, o inglês Heston Bluementhal (Fat Duck) e o dinamarquês René Redzepi, cujo restaurante Noma, em Copenhague, acaba de ser classificado como "a melhor mesa do mundo" pela revista Restaurant.

O Conselho é integrado ainda pelo japonês Yukio Hattori, o peruano Gastón Acurio, o italiano Massimo Botturaz e o americano Dan Barber.

O "Basque Culinary Center" (Centro culinário basco) abrirá suas portas em meados de 2011 na Universidade de Mondragón (privada) e terá licenciatura em "Artes culinárias" e mestrado de "inovação e gestão de alta cozinha".

Esta será a segunda "universidade de culinária" da Europa, após a Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália, criada no Piemonte (norte).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host