UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 15h41

Casa Branca diz a BP que mudar de presidente em nada afetará suas obrigações

WASHINGTON, 26 Jul 2010 (AFP) -A Casa Branca advertiu nesta segunda-feira o grupo britânico BP de que a eventual substituição de seu polêmico presidente, Tony Hayward, em nada muda sua obrigação de limpar o petróleo derramado no Golfo do México e indenizar as vítimas do desastre ambiental.

"O presidente da BP (...) se decidir ir embora, é uma coisa", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. "O que é certo é que a BP não pode nem deve deixar o golfo sem cumprir com sua responsabilidade de fechar o poço, limpar os estragos causados (pelo óleo derramado) e indenizar os que foram prejudicados", enfatizou.

Em Londres, a imprensa anunciou como iminente a partida de Hayward, centro de críticas por sua gestão da resposta da empresa à explosão que, no dia 20 de abril, matou 11 operários da BP na plataforma Deepwater Horizon, em frente ao litoral da Louisiana.

Em um breve comunicado à Bolsa de Londres na manhã desta segunda-feira, a British Petroleum (BP ) diz que "tomou nota de especulações na imprensa do final de semana sobre possíveis mudanças da direção e a carga que representam os custos da maré negra no Golfo do México".

Se as notícias se confirmarem, o diretor da BP, que trabalha para o grupo há 28 anos, tem direito a um ano de salário - ou seja, mais de um milhão de libras ou 1,2 milhão de euros -, ao que se soma uma bonificação anual de mais de dois milhões de libras e uma aposentadoria de 600.000 libras por ano.

Segundo a BBC, ele deverá ser substituído pelo americano Bob Dudley, que em junho já havia assumido a direção efetiva das operações do grupo petroleiro contra a maré negra no Golfo do México, até então comandada por Hayward.

O alto funcionário, de 52 anos, foi duramente criticado pelos Estados Unidos por sua gestão da crise.

Segundo a BBC, o presidente da BP, Carl-Henric Svanberg, chegou à conclusão de que só sua saída permitiria ao grupo tentar deixar para trás a catástrofe ambiental.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    0,19
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h34

    0,73
    63.719,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host