UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 21h39

Deputados sérvios defendem 'solução negociada' para Kosovo

BELGRADO, 26 Jul 2010 (AFP) -O Parlamento sérvio manifestou na madrugada desta terça-feira seu apoio ao governo para que submeta à Assembleia Geral da ONU um projeto de resolução que preconize novas negociações visando uma "solução negociada" para Kosovo.

A moção parlamentar foi adotada por 192 votos contra 26 e 2 abstenções, ao final de um dia de debates.

O Parlamento sérvio foi convocado em sessão extraordinária após a Corte Internacional de Justiça (CIJ) decidir, na quinta-feira passada, que a proclamação de independência realizada pelas autoridades de Pristina, em 17 de fevereiro de 2008, não violou o direito internacional.

Na moção sobre a "defesa da soberania e da integridade territorial do país", os deputados sérvios consideram que um projeto de resolução sérvio adotado pela Assembleia Geral "abrirá as portas para uma solução de compromisso sobre Kosovo por meio de negociações".

O texto adotado pelo Parlamento sérvio considera "necessário" chegar, mediante "negociações pacíficas", a uma "solução permanente, duradoura e mutuamente aceitável para Kosovo, de acordo com a Constituição sérvia".

Também reafirma que a Sérvia jamais reconhecerá, "nem implícita nem explicitamente", a proclamação de independência de Kosovo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host