UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 13h31

EUA negam possibilidade de ação militar contra a Venezuela

WASHINGTON, 26 Jul 2010 (AFP) -Os Estados Unidos descartam qualquer ação militar contra a Venezuela, afirmou nesta segunda-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Virginia Staab, depois que o presidente Hugo Chávez ameaçou cortar o fornecimento de petróleo, se Washington apoiar um ataque contra seu país.

"Como fizemos no passado, os Estados Unidos não têm intenção de iniciar ação militar contra a Venezuela", informou ela à AFP.

Estados Unidos e Venezuela desfrutaram por muito tempo de "relação energética mutuamente benéfica" e Washington deseja "que essa relação continue", assinalou Staab.

Os Estados Unidos, principal comprador de petróleo venezuelano, recebe 1,4 milhão de barris diários, com o que a Venezuela se posiciona no quinto lugar entre seus fornecedores de óleo.

Chávez ameaçou domingo suspender as exportações de petróleo para os Estados Unidos se Washington apoiar um eventual ataque armado à Venezuela a partir da Colômbia, em meio a um clima de tensão entre os países sul-americanos depois da denúncia de Bogotá sobre a presença de guerrilheiros em território venezuelano.

As denúncias do governo colombiano levaram Chávez, na quinta-feira passada a romper relações com o país vizinho e advertir sobre um possível ataque por parte da Colômbia, apoiada pelos Estados Unidos.

"Incentivamos a Colômbia e a Venezuela a trabalharem através do diálogo e da diplomacia para garantir a paz e a segurança em sua fronteira comum", indicou a porta-voz do Departamento. Segundo ela, Washington considera que as denúncias da Colômbia "merecem investigação minuciosa".

Semana passada, o Departamento de Estado qualificou de resposta "infeliz" da Venezuela a ruptura de relações, frisando que as denúncias da Colômbia, sobre a presença de 1.500 guerrilheiros refugiados no país vizinho, em dezenas de acampamentos, devem ser levadas "muito a sério".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host