UOL Notícias Notícias
 
27/07/2010 - 18h48

Controlados grandes incêndios florestais em Portugal

LISBOA, 27 Jul 2010 (AFP) -Os maiores incêndios registrados no centro e no norte de Portugal estavam controlados, na noite de terça-feira, e só um dos focos mobilizava mais de cem bombeiros às 21h00 GMT (18h00 de Brasília), segundo o serviço de Proteção Civil.

No meio da tarde, a Autoridade de Proteção Civil contabilizava ainda 15 "incêndios significativos" contra 29 no início da tarde.

Vários incêndios importantes foram controlados, principalmente na região de Setúbal, ao sul de Lisboa, aonde foram enviados reforços militares para ajudar os 215 bombeiros que combateram, durante mais de 30 horas, o fogo, alimentado pelo vento e pelo forte calor.

No distrito de Guarda (centro), 112 bombeiros continuavam trabalhando contra um incêndio que ganhou força no começo da tarde, apesar de ter sido controlado na noite anterior.

Outros focos continuavam ativos nas regiões de Viana do Castelo e Braga (norte), assim como no distrito de Aveiro (centro).

Na noite desta terça, o ministro do Interior, Rui Pereira, assegurou que os meios deslocados para apagar os incêndios eram insuficientes, apesar das "condições particularmente adversas" causadas pelas temperaturas elevadas.

Segundo os serviços meteorológicos nacionais, as temperaturas, que superaram os 40ºC no centro do país, baixarão a partir de sexta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host