UOL Notícias Notícias
 
27/07/2010 - 21h24

EUA: Congresso aprova fundo para guerra no Afeganistão

WASHINGTON, 27 Jul 2010 (AFP) -A Câmara de Representantes americana aprovou, esta terça-feira, fundos urgentes para a ocupação do Afeganistão, apesar da publicação, na imprensa, de informações militares secretas que aumentaram o repúdio da opinião pública com relação a uma guerra por si só impopular.

Os legisladores aprovaram os recursos, por 308 votos a 144, permitindo ao presidente Barack Obama promulgar a legislação, que prevê 37 bilhões de dólares para a ocupação do Iraque e aumentar em 33.000 soldados o contingente do Afeganistão.

Os representantes também descartaram atacar a política de guerra de Obama, rejeitando por um esmagadora votação de 372 a 38 uma proposta de retirar o exército americano do Paquistão.

A votação pôs em cheque o impacto que a impressionante publicação de 92 mil documentos secretos do Pentágono sobre a guerra pelo site Wikileaks poderia ter no debate americano sobre o conflito.

Os legisladores - que em novembro enfrentam as eleições de meio mandato - discutiram acaloradamene os quase 9 anos passados desde a invasão ao Afeganistão e os planos de Obama para acelerar a campanha para iniciar uma retirada até julho de 2011.

"Acordem, Estados Unidos. A publicação, por parte do Wikileaks, dos documentos secretos de guerra, nos deu 92.000 razões para terminar com as guerras. Escolham uma", disse o representante democrata Dennis Kucinich, autor da proposta relativa ao Paquistão.

Obama afirmou na terça-feira que os documentos confidenciais sobre o Afeganistão, publicados pela imprensa, não revelaram nada novo, mas justificaram sua decisão de rever a estratégia americana.

"Embora me preocupe a revelação de informação sensível do campo de batalha que poderia potencialmente pôr em risco pessoas e operações, o fato é que estes documentos não revelam nada de novo", disse Obama.

"De fato, destacam os mesmos problemas que me levaram a decidir por uma ampla revisão da nossa política" no Afeganistão, acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host