UOL Notícias Notícias
 
27/07/2010 - 14h02

Justiça britânica rejeita pedido de extradição de ex-presidente bósnio

LONDRES, 27 Jul 2010 (AFP) -A Justiça britânica rejeitou, nesta terça-feira, o pedido de extradição para a Sérvia do ex-presidente bósnio Ejup Ganic, detido em março, em Londres, em virtude de uma ordem de prisão por crimes de guerra durante o conflito da Bósnia de 1992-95.

A Sérvia informou rapidamente que apelará da rejeição de seu pedido de extradição.

Ejup Ganic, de 64 anos, ex-membro muçulmano da presidência bósnia, durante a guerra e ex-presidente da Federação da Bósnia-Herzegovina, foi detido em 1º de março no aeroporto londrino de Heathrow na aplicação de uma ordem emitida pela Sérvia por crimes de guerra. Em meados de março, foi posto em liberdade sob controle judicial.

A Sérvia acusa Ejup Ganic de ter participado em 1992 da preparação de ataques contra um cassino militar do exército iugoslavo e contra as ambulâncias enviadas ao local. Também o acusa de preparar um ataque a um comboio militar em Sarajevo, que deixou 18 mortos. Ganic nega qualquer envolvimento.

Explicando sua decisão, o juiz Timothy Workman, do tribunal londrino de Westminster, denunciou um "procedimento aberto e utilizado com fins políticos", o que "constitui um abuso de procedimento".

"Concluí que não há nenhuma justifitiva válida para empreender diligências contra Ganic", declarou o juiz, destacando que duas investigações, uma por parte do Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPI) e outra da promotoria bósnia, "concluíram na falta de provas suscetíveis para apoiar uma acusação de Ganic".

Ejup Ganic sorriu ao ouvir a decisão do tribunal e seus dois filhos aplaudiram e começaram a chorar.

"Passei aqui cinco meses da minha vida. Minha única vingança é voltar para a Bósnia para trabalhar com meus filhos, educá-los, ajudá-los a se tornarem líderes mundiais e, ao mesmo tempo, abrir um novo capítulo com a Sérvia", declarou à imprensa Ejup Ganic, ao deixar o tribunal. Sua família informou que estará em Sarajevo esta quarta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,30
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h28

    0,39
    74.731,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host