UOL Notícias Notícias
 
27/07/2010 - 19h09

Oito cabeças humanas são encontradas em estradas no México

TORREON, México, 27 Jul 2010 (AFP) -Oito cabeças humanas foram encontradas nesta terça-feira em estradas da periferia da cidade mexicana de Durango (norte), sem que, até agora, tenham sido localizados os corpos, informou a Procuradoria do estado.

Segundo a Procuradoria, as cabeças foram localizadas após telefonemas anônimos às autoridades, realizados a partir das 06H58 (08H58 Brasília).

Ao investigar estas denúncias foram encontrados, em quatro locais, "oito cabeças humanas, mas até o momento não temos a identidade das vítimas ou encontramos seus corpos", assinalou a Procuradoria.

As vítimas são do sexo masculino e se estima que tinham de 25 a 30 anos, de acordo com o relatório.

Nas ligações, completou a Procuradoria, informava-se que nas estradas que ligam Durango a Cidade do México e a Parral, estado de Chihuahua (norte), e ao porto de Mazatlán, sobre o Oceano Pacífico, havia duas cabeças humanas.

Outras duas foram encontradas por trabalhadores da limpeza em um canteiro da rodovia que liga Durango a Gómez Palacio, cidade que faz fronteira com Torreón, e onde em 18 de julho foram alvejados 17 participantes de uma festa.

Segundo a Procuradoria mexicana, o massacre na festa e outros dois ocorridos este ano em bares de Torreón foram cometidos por detentos da prisão de Gómez Palacio, que tinham permissão da diretora do centro de reclusão para sair à noite, com automóveis e até armas dos guardas carcerários, para realizar assassinatos por encomenda.

Esses massacres fazem parte de uma onda de violência ligada ao narcotráfico que afeta os estados de Durango e Coahuila, nos quais os cartéis de Sinaloa, liderado pelo foragido Joaquín "El Chapo" Guzmán, e os "Zetas", ex-militares da elite mexicanos que foram recrutados pelo narcotráfico nos anos 1990.

Em torno de 25.000 pessoas foram assassinadas desde dezembro de 2006 no México pelas mãos do crime organizado, apesar da mobilização de 50.000 militares no país para combatê-lo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host