UOL Notícias Notícias
 
28/07/2010 - 17h08

Decisão sobre lei do Arizona é acertada, diz governo dos EUA

WASHINGTON, 28 Jul 2010 (AFP) -A decisão de uma juíza de bloquear as partes controversas da lei anti-imigração do Arizona "ratifica acertadamente" que o governo federal é o encarregado de fazer cumprir as leis imigratórias nos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira o governo Barack Obama.

A decisão, tomada um dia antes da entrada em vigor da lei no estado fronteiriço com o México, "ratifica acertadamente a responsabilidade do governo federal de zelar pelo cumprimento das leis de imigração do país", disse Matt Chandler, porta-voz do Departamento de Segurança Interna.

A juíza federal de Phoenix, Arizona, Susan Bolton, tornou sem efeito, nesta quarta-feira, as partes polêmicas da lei SB1070, inclusive aquela que gerava as maiores críticas: que a polícia corroborasse o status imigratório de toda pessoa suspeita de estar ilegal no país.

Chandler afirmou que o Departamento de Segurança Interior "zelará pelo cumprimento das leis federais de imigração no Arizona e em todo o país de forma sensata e eficaz, enfocando os recursos para lutar contra os criminosos estrangeiros (...) e os empregadores de ilegais".

O porta-voz informou que o governo está comprometido com a segurança fronteiriça e lembrou que na região serão dispostos novos recursos e agentes de segurança, que serão apoiados com a mobilização por um ano, a partir de 1º de agosto, de 1.200 soldados da Guarda Nacional.

A lei SB1070, impugnada judicialmente pelo governo Obama e por grupos de defesa de hispânicos, e rejeitada por muitos países da América Latina, entrará em vigor nesta quinta-feira, sem as disposições que, na prática, tornavam um delito estadual a imigração ilegal nos Estados Unidos.

O governo Obama continuará trabalhando com o Congresso por uma reforma imigratória integral que "dê segurança real e estabeleça responsabilidades e prestações de contas a nosso sistema migratório ao nível nacional", acrescentou Chandler.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,55
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h32

    -0,39
    75.311,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host