UOL Notícias Notícias
 
28/07/2010 - 18h02

Hiroshima: EUA enviam embaixador à solenidade pelas vítimas, pela primeira vez

WASHINGTON, 28 Jul 2010 (AFP) -A diplomacia americana confirmou nesta quarta-feira que o embaixador dos Estados Unidos em Tóquio assistirá, no dia 6 de agosto, à cerimônia que marcará o aniversário do bombardeio atômico de Hiroshima.

"O embaixador John Roos representará o governo americano no Memorial da Paz, para expressar nosso respeito por todas as vítimas da Segunda Guerra Mundial", declarou o porta-voz Philip Crowley.

"Será a primeira vez que um embaixador americano assistirá à cerimônia", precisou.

O lançamento da primeira bomba A da história, decidida pelos Estados Unidos, na esperança de apressar o fim da guerra contra o Japão, causou a morte de 140.000 pessoas em 1945.

Os Estados Unidos lançaram uma segunda bomba três dias depois sobre Nagasaki (sudoeste), fazendo mais 70.000 mortos.

O Japão capitulou uma semana depois, pondo fim à Segunda Guerra Mundial, mas a necessidade de utilizar a bomba atômica para fazer dobrar o arquipélago é motivo de muito controvérsia entre os historiadores.

A partir daí, os sobreviventes apelam incansavelmente ao abandono da arma nuclear, e depositam "grandes esperanças na promessa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de constuir um mundo sem a bomba atômica", explica Terumi Tanaka, dirigente da confederação japonesa das organizações de vítimas da bomba A e H.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host