UOL Notícias Notícias
 
29/07/2010 - 21h08

Berlusconi pede a Fini que deixe presidência da Assembleia

ROMA, 29 Jul 2010 (AFP) -O presidente do Conselho italiano, Silvio Berlusconi, pediu nesta quinta-feira a seu principal aliado, Gianfranco Fini, que deixe a presidência da Câmara de Deputados, mas a solicitação foi negada.

"O PDL (Povo da Liberdade) já não pode seguir pagando o preço excessivamente alto das divisões públicas. Os torcedores de uma equipe não podem aguentar que seus jogadores briguem no vestiário", disse Berlusconi ao final de uma reunião de seu partido, que redigiu um documento muito crítico às posições "dissidentes" de Fini.

Berlusconi pediu a Fini, um dos fundadores do PDL, que deixe seu cargo de presidente da Assembleia por "absoluta incompatibilidade" com as posições do partido.

Fini respondeu de imediato que não vai se demitir: "a presidência da Câmara não está a disposição do presidente do Conselho".

Há meses que Fini discorda em várias ocasiões do governo Berlusconi e, recentemente, afirmou que todos os políticos processados deveriam renunciar. Três ministros nesta situação acabaram abandonando o governo.

Fini também contribuiu para modificar um polêmico projeto de lei destinado a limitar as escutas telefônicas legais, contrariando Berlusconi diretamente.

Vários deputados fiéis a Fini afirmaram que não se consideram mais membros do PDL e formarão um grupo parlamentar próprio.

Segundo certos observadores, a ruptura no bloco majoritário poderá levar a eleições antecipadas muito antes de 2013.

Berlusconi está confiante e garante que este divórcio não terá repercussão na estabilidade de seu governo, formado há dois anos.

"Nenhum perigo. Dispomos da maioria", afirmou Il Cavaliere.

Fini, presidente da Aliança Nacional (surgida do antigo partido neofascista MSI), entrou em 1994 para a coalizão de Berlusconi e ambos fundaram, em março de 2009, o PDL, o grande partido destinado a reunir a direita italiana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host