UOL Notícias Notícias
 
29/07/2010 - 12h55

GB: dentadura de Churchill é leiloada por 21.500 euros

LONDRES, 29 Jul 2010 (AFP) -A dentadura do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, também chamada de "os dentes que salvaram o mundo" em 1939-45, foi arrematada nesta quinta-feira por cerca de 18.000 libras (21.500 euros), três vezes mais que o estimado.

A prótese - criada especialmente para contornar o famoso defeito de pronúncia ceceado de Churchill, a quem todo o reino em guerra ouvia diariamente pelo rádio - foi adquirida por um colecionador britânico, anunciou um porta-voz da casa de leilões Keys of Aylsham em Norfolk (leste).

O vendedor foi identificado como Nigel Cudlipp, filho do protético que fabricou a célebre dentadura.

Numa entrevista à BBC, Cudlipp contou que Churchill tinha o costume de afastar a dentadura com o dedo, num gesto de raiva, quando as notícias do front não eram boas.

"Meu pai contava anedotas sobre a maneira que Churchill punha o polegar atrás da prótese para afastá-la (...) atirando-a, às vezes, contra a parede oposta. Ele dizia que, por causa disso, podia saber de longe como estava o esforço de guerra.

"Churchill não era um homem reputado pela paciência", acrescentou.

Ele possuía quatro próteses. Uma delas levou para o túmulo, a outra esteve exposta num museu londrino como os "dentes que salvaram o mundo", e a terceira foi fundida.

Paralelamente, o Churchill Archives Centre de Cambridge, anunciou nesta quinta-feira que tornará disponível na internet uma grande parte dos arquivos pessoais gigantescos do estadista.

Trata-se de cerca de um milhão de páginas de documentos compreendendo projetos de discurso, boletins escolares, mas também anotações sobre seu gato, seus cães e seu periquito Toby.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host