UOL Notícias Notícias
 
29/07/2010 - 10h49

Irã cessará enriquecimento a 20% se houver acordo sobre troca de urânio

ANCARA, 29 Jul 2010 (AFP) -O Irã suspenderá o enriquecimento de urânio a 20% se obtiver combustível para seu reator de pesquisas de Teerã, declarou o chefe da Organização Iraniano de Energia Atômica (OIEA), citado nesta quinta-feira pela televisão árabe Al Alam.

"Nós não precisaremos enriquecer urânio a 20% se forem satisfeitas nossas necessidades (de combustível)", afirmou Ali Akbar Salehi.

"Nós começamos a produção de urânio a 20% para responder a nossas necessidades. Não queremos utilizar nossas reservas de urânio enriquecido a 3,5%", acrescentou.

Mais cedo, o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, afirmou que o Irã estava disposto a abandonar o enriquecimento de urânio a 20% se as grandes potências aceitassem sua proposta de troca de combustível nuclear, conforme informou nesta quinta-feira a imprensa turca.

Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira, Davutoglu referiu-se à visita de seu colega iraniano Manucher Mottaki no domingo a Istambul.

"A mensagem importante que Mottaki enviou à Turquia é: se for aplicado o acordo de Teerã, se for entregue a quantidade julgada suficiente de combustível para o reator de pesquisa de Teerã, o Irã já não terá motivo para continuar com o enriquecimento de urânio a 20%", relatou o ministro, citado pela edição on-line do jornal Milliyet.

Em 17 de maio, o Irã, Brasil e Turquia apresentaram uma proposta chamada Declração de Teerã, que visa a encontrar uma saída diplomática para as tensões sobre o programa nuclear iraniano.

O texto prevê trocar em território turco 1.200 kg de urânio iraniano levemente enriquecido (a 3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20%, destinado ao reator de pesquisas médicas de Teerã.

No entanto, depois da publicação do acordo, o Irã anunciou que continuaria enriquecimento urânio a 20%.

A iniciativa dos três países foi ignorada pelas grandes potências, que em 9 de junho votaram um quarto pacote de sanções contra Teerã nas Nações Unidas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host