UOL Notícias Notícias
 
29/07/2010 - 10h07

Liga Árabe discute com Abbas diálogo entre israelenses e palestinos

CAIRO, 29 Jul 2010 (AFP) -A Liga Árabe iniciou nesta quinta-feira no Cairo uma reunião ministerial para examinar as condições de uma eventual reativação do diálogo direto entre israelenses e palestinos, constatou a AFP.

O presidente palestino Mahmud Abbas, que chegou na quarta-feira à capital egípcia, conversará com os ministros das Relações Exteriores dos países membros do comitê da Liga Árabe encarregado deste caso.

A reunião terá como resultado provável o apoio sob condições planejadas por Abbas a um diálogo direto: retirada dos israelenses da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental ocupadas até as fronteiras de junho de 1967 (antes da Guerra dos Seis Dias) e a suspensão total da colonização judaica.

"A questão não é a pressão americana, a questão é saber o que beneficia os palestinos", declarou à AFP Hicham Yussef, colaborador do secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa.

Os Estados Unidos e outros países intensificaram as pressões em favor de negociações diretas, em vez das discussões indiretas realizadas sem grande êxito desde o começo de maio sob os auspícios de Washington.

Na quarta-feira, o vice-primeiro-ministro israelense Sylvan Shalom considerou que as condições estabelecidas por Abbas são "impossíveis" de aceitar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host