UOL Notícias Notícias
 
29/07/2010 - 07h35

Talibãs felicitam a Holanda por retirar seus militares do Afeganistão

HAIA, 29 Jul 2010 (AFP) -Os talibãs felicitarama Holanda pela retirada de seus militares do Afeganistão, já que sua missão expira no próximo domingo, informou o jornal holandês Volkskrant, que publica nesta quinta-feira uma entrevista com um porta-voz talibã.

"De todo coração, queremos felicitar os cidadãos e o governo da Holanda pela coragem que teve de tomar essa decisão independente", declarou Qari Yusuf Ahmadij, apresentado como o porta-voz dos talibãs para o oeste e o sul do Afeganistão.

"Esperamos que os demis países que têm soldados no Afeganistão sigam o exemplo dos holandeses, e retirem suas tropas", acrescenta o porta-voz.

A questão da manutenção ou não no Afeganistão das tropas além da data marcada provocou a queda do governo holandês em 20 de fevereiro passado. Por falta de um acordo dentro da coalizão governamental, a missão não foi renovada, frustrando as expectativas da Otan.

Os trabalhistas (PvdA), que faziam parte da coalizão no governo e se opuseram ao prolongamento da missão militar, "tomaram uma das decisões mais importantes jamais tomadas pelo governo holandês", segundo Qari Yusuf Ahmadij.

"Uma vez mais pedimos aos países europeus que têm militares no Afeganistão que abandonem o país. Essa guerra não é de vocês, e sim dos Estados Unidos, que buscam alcançar seu objetivos imperialistas no mundo e principalmente nesta região", acrescentou.

A missão holandesa, que começou em agosto de 2006, é composta por 1.950 soldados, mobilizados principalmente no Uruzgán, uma província do sul do país, onde os talibãs são muito ativos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host