UOL Notícias Notícias
 
30/07/2010 - 17h27

Álcool, banhos e calor: um coquetel mortal na Rússia

PODREZOVO, Rússia, 30 Jul 2010 (AFP) -"A cerveja é o que tem de melhor. Bebe-se muito!", afirma Sergue¯, com andar titubeante à beira de um lago na periferia de Moscou: como muitos russos, que enfrentam um verão tórrido, ele foi se banhar, com uma garrafa na mão, inconsciente do perigo.

"Está fazendo muito calor, 40 graus à sombra", diz o jovem, com o rosto vermelho, já sob os efeitos do álcool.

"Perigoso? por quê?", pergunta.

Na mesma praia, entre numerosos banhistas, dois outros jovens russos terminam de beber uma garrafa de vinho.

"Vamos, agora, comprar vodka ali no armazém. É normal para nós russos", comenta um deles.

Com o tempo quente, os piqueniques à beira d'água, acompanhados de bebidas alcoólicas, fazem parte dos costumes dos russos das grandes cidades - principalmente este ano, quando a parte ocidental do país está sendo atingida por uma onda de calor sem precedentes.

O número de casos de afogamento, numerosos durante os verões na Rússia, está em forte alta.

Segundo os últimos números do ministério de Situações de Emergência, cerca de 2.500 pessoas já se afogaram no país, desde o começo da estação. Quase tanto quanto os 2.733 afogamentos registrados em todo o ano de 2009. Desse total, 1.903 estavam em estado de embriaguez, segundo as autoridades.

Na opinião de Marat Teriekhov, guarda-vidas da cidade de Podrezovo, ao norte da capital, "as pessoas (...) não respeitam as regras elementares da segurança: consomem bebidas alcóolicas, bronzeiam ao sol e depois mergulham na água", arriscando-se.

"Um homem que bebe se orienta mal, compreende pouco o que acontece em volta e não avalia bem seu estado físico", comenta.

Verdadeiro flagelo na Rússia, o abuso de bebidas alcoólicas ou a ingestão de adulterados mata meio milhão de pessoas por ano e isso repercute na expectativa de vida masculina (60 anos, segundo a OMS), inferior à observada em países mais pobres, como Bangladesh ou Honduras, segundo um relatório oficial russo publicado em junho de 2009.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h41

    -2,07
    61.343,90
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host