UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 17h39

Venezuela: tropas ocupam casa de acionista da Globovisión

CARACAS, 1 Ago 2010 (AFP) -A Guarda Nacional da Venezuela ocupou neste domingo a residência de Nelson Mezerhane, acionista da TV Globovisión e presidente do Banco Federal, sob intervenção do governo de Hugo Chávez.

Segundo Magaly Vásquez, advogada de Mezerhane, a residência do empresário em Caracas foi "tomada pela Guarda Nacional", sem que seus representantes legais fossem "informados do motivo" da ocupação.

"Inicialmente, me disseram que haveria uma verificação dos bens" de Mezerhane, mas agora há outra situação e "proibiram a entrada na casa", que está ocupada por tropas.

Mezerhane é presidente do Banco Federal, uma instituição de médio porte que sofreu intervenção do governo em junho passado, sob a alegação que de enfrentaria uma crise de liquidez.

O banqueiro é acionista da TV Globovisión, que critica abertamente o governo Chávez e cujo presidente, Guillermo Zuloaga, é procupado pela Justiça pelo crime de "usura" e formação de quadrilha.

Mezerhane foi acusado pelo presidente Hugo Chávez de "roubar os correntistas" e de fugir do país com o dinheiro.

Recentemente, Chávez anunciou que assumirá o controle da Globovisión com as ações que pertenciam "aos foragidos" Mezerhane e Zuloaga, e garantiu que o governo vai intervir nas mais de 300 empresas do banqueiro para "ressarcir" o prejuízo deixado pelo Banco Federal.

Esta semana, a Guarda Nacional também ocupou uma fazenda de Zuloaga.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host