UOL Notícias Notícias
 
02/08/2010 - 21h07

Casa Branca reclama de demora na confirmação de novo chefe da inteligência

WASHINGTON, 2 Ago 2010 (AFP) -A Casa Branca "não pode aceitar" mais demora na realização das audiências de confirmação de seu novo chefe da inteligência no Senado, disse um porta-voz nesta segunda-feira depois que um senador bloqueou a votação.

"Desejamos trabalhar com o senador (John) McCain em um esforço para responder perguntas adicionais às já tratadas, mas não podemos aceitar novas demoras para essa nomeação fundamental", disse o porta-voz da Casa Branca Tommy Vietor.

"O Comitê de Inteligência do Senado aprovou a nomeação de (James) Clapper de forma unânime na semana passada - depois de várias horas de testemunhos e diversos documentos que foram apresentados ao Comitê - que provaram o fato de que ele é um dos profissionais de inteligência mais experientes e respeitados do país".

McCain, rival de Obama nas presidenciais de 2008, recorreu a um mecanismo que permite aos legisladores atrasar votações individualmente, o que pode adiar a confirmação para depois do recesso de agosto.

Clapper será o quarto diretor de Inteligência Nacional, um cargo criado depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington e dos escândalos por falhas da inteligência sobre as nunca encontradas armas de destruição em massa do Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host