UOL Notícias Notícias
 
02/08/2010 - 19h05

Mercosul estuda criação de sistema recíproco de captura internacional

SAN JUAN, Argentina, 2 Ago 2010 (AFP) -Os países do Mercosul impulsionaram nesta segunda-feira na cidade argentina de San Juan (oeste) a criação de um sistema recíproco de ordens de captura para facilitar as extradições no combate ao crime, informou o ministro da Justiça argentino, Julio Alak.

Este "mandado de captura permitirá, frente a um crime transnacional, que os países do Mercosul, de forma recíproca, deem ordens que deverão ser acatadas pela Justiça das nações vizinhas, simplificando desta forma o sistema de extradição", explicou o ministro.

"Abre-se uma etapa de estudo" para "encarar, no próximo semestre, os avanços para essa nova ferramenta regional" que "nos permita enfrentar as consequências não desejadas da livre circulação", completou.

Alak fez o anúncio durante sua apresentação no plenário de ministros do bloco.

A cúpula, realizada na capital de San Juan (1.200 km a oeste de Buenos Aires), será encerrada na terça-feira com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela), Sebastián Piñera (Chile), Evo Morales (Bolívia), Fernando Lugo (Paraguai) e José Mujica (Uruguai).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h09

    -0,34
    3,255
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h14

    1,94
    63.875,91
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host