UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 21h57

Fidel intima Obama a evitar apocalipse nuclear

HAVANA, Cuba, 3 Ago 2010 (AFP) -O líder cubano, Fidel Castro, intimou esta terça-feira o presidente americano, Barack Obama, para que evite a guerra nuclear "apocalíptica" que desatará caso ordene um ataque ao Irã, segundo artigo no qual disse dirigir-se ao chefe de Estado dos EUA "pela primeira vez na vida".

"O senhor deve saber que está em suas mãos oferecer à humanidade a única chance real de paz. Só em uma ocasião o senhor poderá fazer uso de suas prerrogativas ao dar a ordem de atirar", declarou Fidel, no texto publicado no site Cubadebate.cu.

"Compreendo que não se pode esperar, nem o senhor daria nunca, uma resposta rápida. Pense bem, consulte seus especialistas, peça opinião sobre o assunto a seus mais poderosos aliados e adversários internacionais", expressou, após cuqlificar a situação de "apocalíptica".

No domingo, o chefe de Estado-maior conjunto dos Estados Unidos assegurou que um plano de ataque contra o Irã está previsto caso Teerã se equipe com uma arma nuclear, mas disse estar "extremamente preocupado" pelas consequências que a medida poderia ter.

"Peço-lhe que se digne a escutar este apelo que, em nome do povo de Cuba, lhe transmito. Não me interessam honras, nem glórias. Faça-o! (...) A pior de todas as variantes será a guerra nuclear, que já é virtualmente evitável. Evite-a!", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host