UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 13h03

Obama recebe uma centena de jovens africanos na Casa Branca

WASHINGTON, 3 Ago 2010 (AFP) -O presidente Barack Obama deve receber nesta terça-feira mais de cem jovens de países africanos, meio século depois das independências de várias nações em 1960, e debater "suas previsões para a África nos próximos 50 anos".

Esse encontro, que terá a forma de uma sessão de perguntas e respostas entre o presidente e os 115 participantes, fará parte de uma conferência de três dias dedicada à África em Washington, entre terça e quinta-feira.

Essa conferência, segundo o departamento de Estado, marca o fato de que "17 países da África subsaariana festejam seus 50 anos de independência em 2010". Foi organizada "em honra a essa etapa importante da história da África e para reconhecer os sucessos consideráveis desde a independência".

Segundo a diretora dos Assuntos Africanos no Conselho de Segurança Nacional, órgão da Casa Branca, Michelle Gavin, esses encontros têm relação direta com a proposta de Obama para com os africanos, depois que ele visitou Gana em julho de 2009.

"Os jovens africanos representam grande parte da sociedade e são eles que vão determinar o que vai acontecer nos próximos 50 anos", afirmou Michelle aos jornalistas.

A partir das 14h00 (15h00, horário de Brasília), "o presidente Obama vai participar de uma discussão informal na Casa Branca com os jovens sobre suas previsões para a África nos próximos 50 anos", segundo a presidência. Esse fórum acontecerá na grande sala de recepção da residência presidencial, o "East Room".

Segundo um alto dirigente americano, Obama vai lembrar na ocasião que seu pai queniano foi um dos primeiros africanos de sua geração a vir para os Estados Unidos.

Desde as independências, "houve muita decepção, muita frustração e, agora, 50 anos mais tarde, queremos recomeçar com o pé direito", disse ainda o dirigente, citando o presidente.

Em Acra, ano passado, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos convidou os africanos a "garantir seu futuro", prometendo o apoio dos EUA no caminho de reformas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host