UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 12h27

Secretário-geral da ONU insiste no Japão sobre o desarmamento nuclear

Tokyo, 3 Ago 2010 (AFP) -O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, insistiu nesta terça-feira em Tóquio sobre a necessidade de um forte engajamento internacional por um mundo sem armas atômicas, destacando o papel importante do Japão neste domínio.

"O Japão é um importante ator em favor do desarmamento nuclear e da não proliferação", afirmou Ban durante uma coletiva de imprensa, junto com o ministro japonês das Relações Exteriores, Katsuya Okada.

O secretário-geral da ONU chegou nesta terça-feira ao Japão para uma visita de cinco dias. Durante sua estada, ele deve participar das cerimônias das tragédias de Hiroshima e Nagasaki, cidades do sudoeste do Japão devastadas há 65 anos por bombas atômicas americanas.

"Vou visitar Hiroshima e Nagasaki para relembrar ao mundo que os armamentos nucleares são uma real ameaça e que temos que fazer tudo o que podemos em prol de um mundo sem bombas atômicas e nem proliferação", declarou Ban.

Ban Ki-moon será o primeiro secretário-geral da ONU a assistir às homenagens anuais em Hiroshima, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Japão e diplomatas da França e da Grã-Bretanha.

Ban também conversou com o líder da diplomacia japonesa sobre o importante papel do Japão nas missões de manutenção de paz conduzidas pela ONU, sobre questões de tensões diplomáticas relacionadas à Península coreana, ao Irã e ao Afeganistão, bem como sobre questões internacionais relativas à luta contra o aquecimento global e a pobreza.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h40

    0,54
    63.597,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host