UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 19h24

Atlântico terá mais 9 furacões, 5 de grande intensidade, alerta estudo

MIAMI, 4 Ago 2010 (AFP) -Até nove furacões podem se formar nos próximos quatro meses da temporada no Atlântico norte, e cinco deles podem ser de grande intensidade com ventos superiores a 178 km/h, segundo estudo da Universidade do Estado do Colorado (CSU), difundido esta quarta-feira.

O estudo de especialistas da CSU confirma as previsões de junho com a formação de até 18 tempestades tropicais devidamente nomeadas, três das quais - Alex, Bonnie e Colin - já se formaram entre junho e agosto.

Os cientistas previram um total de 10 ciclones para toda a estação, que dura seis meses.

A tempestade Alex, que se formou em junho e chegou à costa do México com ventos de 150 km/h, se transformou no primeiro furacão da temporada no Atlântico norte, entre junho e novembro.

A média histórica de tempestades tropicais por temporada é de 9,6, enquanto a de furacões foi de 5,9 no último século.

O estudo, realizado pelos cientistas Philip Klotzbach e William Gray, da CSU, destaca que os dados refletem uma temporada de furacões "muito ativa" em 2010.

E destaca como causas o desenvolvimento do fenômeno climático La Niña -- caracterizado por uma queda da temperatura no oceano Pacífico - e uma elevação superior à média da temperatura na superfície do oceano Atlântico, gerando condições atmosféricas favoráveis à formação de furacões.

O estudo indica que existe, este ano, 75% de probabilidade - muito acima da média de 52% do último século - de que um grande furacão de categoria 3, 4 ou 5 na escala Saffir-Simpson (que mede a força dos ventos) impacte a costa norte-americana.

Ainda há 49% de probabilidade - acima da média de 30% - de que um ciclone entre na região do Golfo do México, afetada por um gigantesco vazamento controlado nas últimas horas. E 64% de possibilidade - acima da média de 42% - de que um furacão passe pelas ilhas do Caribe, segundo a mesma análise.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host