UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 01h15

Coreia do Norte instala mísseis na fronteira sul-coreana

SEUL, 4 Ago 2010 (AFP) -A Coreia do Norte estacionou mísseis terra-ar de longo alcance na zona da fronteira com a Coreia do Sul, informa nesta quarta-feira o jornal Chosun Ilbo, citando uma fonte militar sul-coreana.

Segundo o jornal, vários mísseis SA-5 foram posicionados na província de Hwanghae, no sudoeste do país, na zona de fronteira, e representam um potencial perigo para os aviões sul-coreanos.

Estes mísseis foram movidos em março, após o afundamento de uma corveta sul-coreana no Mar Amarelo por um torpedo norte-coreano. O ataque matou 46 marinheiros.

A fonte militar citada pelo jornal afirma que os mísseis são destinados a impedir que a aviação sul-coreana lance ataques contra objetivos estratégicos do Norte.

O regime comunista norte-coreano nega que tenha torpedeado a corveta, mas o episódio reavivou a tensão na península, um ano depois de a Coreia do Norte ter abandonado as negociações multilaterais com os países que tentam convencê-la a suspender seus planos nucleares.

As forças armadas norte-coreanas compraram na década de 80 da então União Soviética 350 mísseis SA-5, de alcance de 250 km, e cerca de 20 plataformas de lançamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host