UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 19h08

Proibição do casamento gay é considerada ilegal na Califórnia (imprensa)

LOS ANGELES, 4 Ago 2010 (AFP) -A Corte Federal de San Francisco considerou nesta quarta-feira que a proibição do casamento homossexual na Califórnia, aprovada por referendo em 2008, é "inconstitucional", o que representa uma vitória para os defensores dos direitos dos gays, informou a Corte.

A decisão do juiz federal, Vaughn Walker, chega oito meses depois das primeiras audiências de um julgamento polêmico que durou várias semanas em que defensores e opositores do casamento gay confrontaram-se.

A ação foi impetrada por um casal de lésbicas que questionava a Proposta 8, cuja aprovação em novembro de 2008 por 52% dos californianos anulou a decisão da Suprema Corte de Justiça do estado que autorizava os casamentos gays, ao considerar discriminatória sua proibição, além de contrariar a Constituição americana.

Os defensores da Proposta 8, por sua vez, afirmaram que os eleitores já tinham se expressado e que nada deveria colocar a proibição em questão.

A decisão da Corte Federal de San Francisco representa uma nova mudança que poderá levar este tema para a Suprema Corte dos Estados Unidos.

Atualmente, os estados do país que autorizam os casamentos homossexuais são: Iowa (centro), Connecticut, Massachusetts, Vermont, New Hampshire (nordeste) e a capital federal, Washington.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,36
    3,291
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h29

    -0,42
    62.994,61
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host