UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 23h17

Seul inicia exercícios navais no Mar Amarelo

SEUL, 5 Ago 2010 (AFP) -A Coreia do Sul iniciou nesta quinta-feira manobras navais voltadas à defesa contra submarinos, as mais importantes já realizadas na fronteira marítima com a Coreia do Norte no Mar Amarelo, informou o governo em Seul.

O governo sul-coreano advertiu na quarta-feira que não "tolerará qualquer provocação" durante os cinco dias de manobras, após a Coreia do Norte qualificar os exercícios de "invasão direta" e ameaçar com uma "resposta física e vigorosa".

Segundo oficiais sul-coreanos, 28 navios, um submarino e 50 aviões, além de 4.500 homens - do Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Costeira - participam do exercício.

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa disse à AFP que os exercícios de disparos submarinos ocorrerão na zona de Baengnyeong, a ilha mais próxima à fronteira marítima com a Coreia do Norte.

Em março passado, a corveta sul-coreana "Cheonan" explodiu a sudoeste de Baengnyeong e uma investigação internacional concluiu que o navio foi atingido por um torpedo norte-coreano.

A Coreia do Norte nega o ataque, que matou 46 marinheiros sul-coreanos, mas desde o incidente a tensão é alta na região.

Estados Unidos e Coreia do Sul realizaram manobras militares conjuntas no final de junho na zona.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host