UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 20h43

Cantor Wyclef Jean se candidata à presidência do Haiti

PORTO PRÍNCIPE, 5 Ago 2010 (AFP) -A estrela do hip hop Wyclef Jean apresentou oficialmente sua candidatura às eleições presidenciais do Haiti nesta quinta-feira no escritório do conselho eleitoral, constatou a AFP.

Diversos fãs que vestiam camisetas vermelhas e brancas com a inscrição "Fas a Fas" ("frente à frente" em crioulo) reuniram-se em uma avenida de Porto Príncipe no bairro de Demas para acompanhar seu ídolo.

Wyclef Jean chegou em companhia de seus conselheiros jurídicos, de sua mulher e de sua filha.

"Os Estados Unidos têm Obama, aqui vamos ter Wyclef", disse o cantor, durante sua primeira declaração pública na saída do conselho eleitoral. "Hoje o mundo inteiro nos olha, eu represento todos os haitianos".

"Temos que viver juntos, trabalhar juntos para mudar o Haiti, abrir mais escolas", disse Wyclef Jean, que pediu para os jovens procurarem seus títulos de eleitor.

"Eu não lhes peço dinheiro, mas seu poder para a mudança", disse a estrela do hip hop, que prometeu levar 50 Cent ao país.

Wyclef Jean cresceu no Brooklyn e depois em Newark (Nova Jersey).

No colégio secundário de Newark, aprendeu jazz e a tocar 15 instrumentos. Com seu grupo "The Fugees" - diminutivo de "Refugees" (refugiados) -, e posteriormente em sua carreira solo e como produtor, tornou-se o porta-voz dos deserdados do Brooklyn e de Porto Príncipe.

"Se não posso dar cinco anos de minha vida ao meu país como presidente, então tudo o que cantei não tem nenhum sentido", declarou o artista de 40 anos à revista Time desta semana ao explicar sua candidatura.

Ao menos cinco candidaturas já foram registradas para as eleições presidenciais previstas para 28 de novembro no Haiti, país atingido em 12 de janeiro por um violento terremoto que deixou mais de 250.000 mortos e mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host