UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 15h54

Colômbia intensifica segurança para posse de Santos

Em Bogotá

A capital colombiana estava nesta quinta-feira em alerta diante da chegada de em torno de 14 chefes de Estado para a posse do novo presidente Juan Manuel Santos, no sábado, com a memória ainda viva dos atentados que afetaram a posse de Alvaro Uribe, em 2002.

O dispositivo de segurança que começou a ser mobilizado nesta quinta-feira e do qual fazem parte ao menos 27.000 homens da polícia e do Exército inclui controles de segurança nos principais acessos da cidade e registros de veículos por militares fortemente armados, constatou a AFP.

A operação também contempla sobrevoos de helicópteros e aeronaves e busca neutralizar ações da guerrilha das Farc que há oito anos disparou bombas caseiras contra diversos locais de Bogotá, inclusive a sede presidencial, no momento em que Uribe assumia o cargo.

Um desses disparos causou a morte de 19 mendigos que estavam nos arredores da Presidência.

"Apesar de sabermos que as Farc estão bastante afetadas em sua logística e capacidade, não descartamos que concentrem esforços em tentar causar danos através de seus milicianos, como estratégia para mostrar que continuam presentes", disse à AFP uma fonte da inteligência do Exército.

Em 30 de junho, as autoridades asseguraram ter frustrado um suposto plano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de realizar um atentado terrorista semelhante em 7 de agosto de 2002.

De acordo com a diretora do Corpo Técnico de Investigação (CTI) da procuradoria, Marilú Méndez, membros dessa entidade encontraram em uma casa no sul de Bogotá dois morteiros artesanais, plantas da Casa de Nariño (sede presidencial) e de outros locais nos arredores.

No local, foram capturados dois supostos integrantes das Farc.

Segundo o diretor de segurança da polícia, 22.000 membros dessa instituição foram mobilizados para garantir a normalidade em Bogotá. A estes se somam 4.000 integrantes das Forças Militares e 800 agentes do serviço de inteligência (DAS).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host