UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 15h25

Colômbia: Santos anuncia compromisso com transparência

BOGOTÁ, 5 Ago 2010 (AFP) -O governo do presidente Juan Manuel Santos, que assumirá neste sábado para o período 2010-2014, comprometeu-se com a transparência e o pluralismo na gestão pública, anunciou o presidente eleito ao concluir dois dias de reuniões dedicadas a traçar suas prioridades.

"Fizemos um exercício para fixar alguns princípios e alguns valores de um bom governo, que têm a ver com o sistema de governar, com a ética pública, de comportamento de cada um dos funcionários do governo", disse Santos à imprensa nesta quinta-feira.

Santos, que nas últimas semanas realizou uma viagem pela Europa e pela América Latina, reuniu-se na terça e na quarta-feira com seus futuros ministros e colaboradores na localidade de Anapoima (70 km de Bogotá).

Depois desse encontro, o novo governo elaborou um documento no qual prometeu desenvolver uma gestão baseada em transparência, pluralismo, austeridade e eficiência.

Além disso, ofereceu um sistema de governo meritocrático, descentralizador, a serviço da comunidade e centrado nos resultados, controlando "o mercado até onde for possível, e o Estado até onde for necessário".

Quanto aos princípios da ética pública, a nova equipe de governo comprometeu-se a declarar seus bens antes de assumir os cargos, e a não usar informação privilegiada ou confidencial em proveito próprio ou de terceiros.

Também destacou sua crença no "diálogo construtivo, no respeito às diferenças, e na disposição em reconhecer erros e corrigi-los".

Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (a U, direita), venceu o segundo turno das eleições presidenciais em 30 de maio com 70% dos votos e formou sua equipe de governo com dirigentes e figuras de diversos partidos de centro-direita.

O novo presidente substituirá no cargo Alvaro Uribe, eleito pela primeira vez em 2002 e reeleito em 2006.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,18
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h02

    0,20
    64.992,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host