UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 12h13

Obama diz estar disposto a conversar com o Irã sobre programa nuclear

Em Washington

O presidente Barack Obama afirmou estar disposto a conversar com o Irã sobre seu programa nuclear e assegurou que as recentes sanções impostos contra esse país estão começando a dar resultados, informou nesta quinta-feira a imprensa americana a respeito de uma reunião que o chefe de Estado teria mantido na quarta-feira.

Obama assegurou ter notado sinais segundo os quais o regime iraniano estaria começando a sentir os efeitos das sanções adotadas nos últimos meses pela ONU e de outras medidas unilaterais impostas pelos Estados Unidos e seus aliados.

"Mudar as variáveis de sua equação é muito difícil, mas começamos a ver que sinais de que o Irã ficou surpreso com nosso êxito" de fazer adotar e respeitar essas medidas, declarou Obama, citado pelo jornal The Atlantic.

Obama declarou-se comprometido em oferecer a Teerã "uma porta de saída" pacífica para esta crise.

"É muito importante que proponhamos aos iranianos um conjunto claro de medidas que estimaríamos suficientes para demonstrar que eles não procuram dotar-se de armas nucleares", destacou Obama, segundo o Washington Post.

De acordo com o jornal, Obama se classificou aberto à ideia de que o Irã possa desenvolver um programa nuclear civil se este país oferecer medidas para fortalecer a confiança de que não desenvolvem bombas atômicas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host