UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 17h05

Otan reconhece ter matado civis no leste do Afeganistão

JALALABAD, Afeganistão, 5 Ago 2010 (AFP) -A Otan reconheceu, esta quinta-feira, ter matado até 12 civis em operações militares na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão.

Durante uma operação conjunta do exército afegão e da Otan, que tinha como alvo um líder talibã, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) informou que suas tropas foram sofreram disparos e que nos combates posteriores a este ataque morreram civis.

"Das informações recebidas por funcionários provinciais e locais de Nangarhar se depreende que entre quatro e doze civis, até mais, morreram", disse o porta-voz da Isaf, o contraalmirante Greg Smith, em comunicado enviado por e-mail.

"As forças da coalizão lamentam profundamente que nossa operação conjunta tenha provocado perdas civis e transmitimos nossas mais sinceras condolências às famílias", acrescentou Greg Smith, dizendo que será realizada uma investigação com o governo afegão.

Anteriormente, o presidente afegão, Hamid Karzai, havia ordenado uma investigação sobre a morte de pelo menos 12 civis, depois que um governador do distrito informou que 26 pessoas no total morreram em incidentes separados na região.

"Forças da coalizão realizaram uma operação à noite (na quarta-feira). Na cidade de Nokrkhail, atiraram do ar contra um veículo e mataram 12 civis", disse Mohammad Hassan, governador do distrito de Khogyani, na província de Nangarhar.

"Em outra cidade, Hashimkhail, a operação foi contra várias casas e 14 pessoas morreram. Por enquanto não sabemos quantos deles eram civis ou talibãs. Mas há alguns civis" entre as vítimas, disse Hassan.

Na quarta-feira, o comandante das forças internacionais no Afeganistão, o general David Petraeus, havia anunciado novas diretrizes para evitar perdas civis.

Estas "diretrizes táticas", em vigor desde 1º de agosto, esclarecem e detalham as condições em que se pode recorrer à força.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host