UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 11h06

Centenas de pessoas evacuadas por inundações na Alemanha (polícia)

BERLIM, 8 Ago 2010 (AFP) -Pelo menos três pessoas morreram e 1.400 foram evacuadas no sudeste da Alemanha vítimas das inundações causadas por uma chuva torrencial, informou neste domingo a polícia alemã.

As autoridades estão em alerta depois que três pessoas morreram afogadas sábado num porão da cidade de Neunkirchen, perto de Chemnitz, após uma inundação repentina.

"A chuva continua muito forte, e não parece querer parar", informou um porta-voz da unidade de administração de desastres da cidade de Goerlitz, às margens do rio Neisse, que separa Alemanha da Polônia.

Segundo o governo local, 1.450 pessoas foram retiradas em ônibus, botes e helicópteros em Goerlitz e seus arredores.

A chuva ininterrupta causou a ruptura de uma represa no Lago Witka na Polônia, perto da fronteira alemã, provocando o transbordamento do Neisse e de outros rios na Alemanha, Polônia e República Tcheca.

"Nada pudemos fazer porque não nos preparamos", informou o prefeito de Goerlitz, Michael Wieler, ao canal de televisão N24.

Pelo menos oito pessoas morreram na Europa central.

Na República Tcheca, foram quatro os mortos, entre elas um homem que se afogou em um rio, segundo os bombeiros.

Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas na região de Liberec, a 100 km ao norte de Praga, depois de terem sido surpreendidos por uma enxurrada que provocou cortes de estradas e afetou o fornecimento de energia.

Na Polônia, uma pessoa morreu em Bogatynia, na Baixa Silésia (sudoeste), inundada no sábado pelas águas do rio Miedzianka.

Na Polônia, as fortes tempestades, acompanhadas de chuvas torrenciais, têm provocado danos desde a sexta-feira, particularmente em Varsóvia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host