UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 18h18

Chávez veta designação de embaixador dos EUA na Venezuela

CARACAS, 8 Ago 2010 (AFP) -O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo ser "impossível" que o designado Larry Palmer seja embaixador dos Estados Unidos em Caracas, pedindo a seu colega americano Barack Obama que "busque outro candidato" para esse cargo.

"Como você Obama poderia acreditar que eu aceitaria esse cavalheiro aqui? O melhor que você pode fazer é retirá-lo, Obama, não insista, lhe peço", disse Chávez ao condenar os questionamentos de Palmer sobre as forças armadas venezuelanas.

"O melhor que o governo dos Estados Unidos pode fazer é buscar outro candidato", recomendou o presidente durante seu programa de rádio e TV "Alô Presidente".

Em um questionário respondido em uma audiência para sua ratificação no Senado americano, Palmer disse que as forças armadas venezuelanas estão com o moral em baixa, enquanto aumenta a influência de Cuba. Suas declarações foram rejeitadas por militares e pelo Ministério da Defesa venezuelano.

"O embaixador não pode vir. O mesmo que se inabilitou rompendo todas as regras da diplomacia. Não pode vir", disse Chávez.

Washington informou dividir as "preocupações" do diplomata, mas negou que estivesse interferindo nos assuntos internos da Venezuela.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host