UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 16h18

Chile: 'não pouparemos esforços para salvar mineiros', diz Piñera

SANTIAGO, 8 Ago 2010 (AFP) -O governo chileno não poupará esforços nem recursos para resgatar os 33 mineiros que estão presos desde quinta-feira em uma mina de ouro e cobre no norte do Chile, afirmou neste domingo o presidente Sebastián Piñera.

"Em minha reunião com os familiares dos mineiros, ratifiquei nosso absoluto compromisso como governo de fazer todo o humanamente possível e não economizar nenhum esforço, nenhum recurso para tentar resgatar com vida os 33 compatriotas presos nessa mina", disse Piñera.

O presidente interrompeu no sábado uma visita oficial à Colômbia - onde participaria da posse do presidente Juan Manuel Santos - para ir à jazida San José, 800 km ao norte de Santiago, onde na quinta-feira ocorreu um deslizamento que soterrou os mineiros.

Depois de se reunir à meia-noite com um grupo de familiares, voltou a Santiago e neste domingo se pronunciou no palácio presidencial La Moneda.

"Me comprometi a fazer todas as investigações necessárias para estabelecer as responsabilidades e condenar aqueles que tenham essas responsabilidades", afirmou sobre o acidente na mina que, segundo os trabalhadores, tinha problemas de segurança.

"A situação não é fácil (...), os esforços de resgate vão continuar", completou o presidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host