UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 20h39

Presidentes de Colômbia e Venezuela terão encontro na 3ª feira

BOGOTÁ, 8 Ago 2010 (AFP) -Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, irão reunir-se na próxima terça-feira em Bogotá para tratar da crise diplomática entre os dois países, anunciou neste domingo a chanceler colombiana, María Ángela Holguín.

Holguín fez o anúncio depois de se reunir por cerca de três horas com seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, em uma reunião que qualificou como "um primeiro passo" para o reestabelecimento das relações bilaterais.

"Foi um diálogo franco e direto com o objetivo de os dois países reestabelecerem as relações com transparência", completou.

Chávez rompeu as relações diplomáticas com a Colômbia em 22 de julho, como reação à denúncia que o governo colombiano do ex-presidente Alvaro Uribe apresentou na Organização de Estados Americanos (OEA) sobre a suposta presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela.

Maduro disse, por sua vez, que "estamos muito satisfeitos em relação aos temas que começamos a trabalhar".

"Vamos atuar da forma que devemos atuar, de maneira transparente", completou, para logo declarar que o diálogo deve ser "franco e direto".

O chanceler explicou que os presidentes deverão analisar o documento que ele e Holguín prepararam, e disse que "eles terão a possibilidade de conversar e tomar as decisões que favoreçam em maior nível as relações de nossos países".

Depois do anúncio dos chanceleres em Bogotá, Santos cumprimentou a decisão de Chávez de ir à Colômbia, e disse esperar que dessa reunião "possamos tirar conclusões que nos levem a normalizar as relações entre os dois países".

O ex-presidente da Argentina e atual secretário-geral da Unasul, Néstor Kirchner, que participou da reunião dos dois chanceleres, declarou-se "satisfeito".

"Estou absolutamente satisfeito com esse verdadeiro exemplo de responsabilidade que tiveram os dois governos e seus representantes, os dois chanceleres", finalizou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,08
    3,297
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    0,09
    72.800,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host