UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 19h26

Abbas quer negociações diretas baseadas no quarteto

RAMALLAH, 9 Ago 2010 (AFP) -O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, se disse nesta segunda-feira disposto a realizar negociações diretas com Israel com base nas decisões do "Quarteto para o Oriente Médio", que exigem o congelamento completo da colonização israelense.

"Estamos prontos para iniciar negociações diretas com Israel caso o Quarteto solicite, com base em suas decisões de 19 de março", declarou Abbas à imprensa na véspera de uma nova entrevista com o emissário especial americano, George Mitchell.

O Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) reunido em 19 de março passado em Moscou havia solicitado a Israel o fim da colonização e a retomada das negociações para obter, em dois anos, o "surgimento" de um Estado palestino, o que o lado hebreu rejeitou.

Antes de se comprometer com negociações diretas, a Autoridade palestina pede garantias sobre o congelamento da colonização judaica na Cisjordânia ocupada, especialmente em Jerusalém Oriental, assim como sobre assuntos de segurança e sobre o traçado das fronteiras de um futuro Estado palestino.

Desde o mês de maio, palestinos e israelenses realizam conversações indiretas, mas não negociam diretamente desde a ofensiva militar de Israel sobre Gaza, contra o movimento Hamas, em dezembro de 2008.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host