UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 18h27

Aventureiro britânico completa desafio de cruzar ao longo do Amazonas a pé

SAO PAULO, 9 Ago 2010 (AFP) -Um inglês de 34 anos, Ed stafford, afirmou ter se convertido nesta nesta segunda-feira na primeira pessoa a ter caminhado ao longo de todo o rio Amazonas, ao final de uma percurso de 6.500 km e mais de dois anos e meio de duração.

"Tarefa cumplida", escreveu Stafford no Twitter, onde atualizou sua odisseia passo a passo. O ex-militar disse ter chegado na foz do rio mais longo do mundo, ponto final de uma aventura que começou em 2 de abril de 2008 no cume do Nevado Mismi, no Peru, onde nasce o rio.

Desde então, o inglês sofreu umas 50.000 picadas de mosquito e uma centena de picadas de vespa e foi vítima de ataques de cobras e escorpiões.

www.walkingtheamazon.com/).

A um dia do fim de seu périplo, no domingo, o aventureiro quase foi vencido pelo cansaço. "Comecei a dormir enquanto caminhava... O último dia vai ser o mais longo", escreveu na véspera.

Em sua caminhada, disse ter sobrevivido a uma dieta de arroz, feijões e peixe, incluindo piranhas.

Ele completou sua aventura na companhia do peruano Gadiel Cho Sánchez Rivera, que se juntou a ele quando já estava há cinco meses caminhando.

"Comecei a caminhar com o Ed inicialmente porque senti a responsabilidade de tentar ajudar esse louco numa área muito perigosa, onde há traficantes de drogas e tribos hostils", explicou o peruano.

Stafford pretende usar sua experiência para iniciar uma carreira de escritor.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host