UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 18h35

Desmoronamento deixa 8 feridos e 15 soterrados na Argentina

BUENOS AIRES, 9 Ago 2010 (AFP) -Pelo menos 15 pessoas ficaram soterradas e oito, feridas, esta segunda-feira, no desmoronamento de uma academia e de duas lojas pequenas em um bairro residencial da capital argentina, informou o Sistema de Atenção Médica de Emergência (SAME).

"Pode haver mais de 15 pessoas presas. Não sabemos. Os bombeiros estão trabalhando no local. Por enquanto não há vítimas fatais", disse Alberto Crescenti, chefe do SAME.

O desmoronamento aconteceu em um prédio de três andares, dois dos quais eram ocupados pela academia Orion Gym, enquanto o térreo abrigava duas lojas de roupas, no bairro Villa Urquiza, zona norte de Buenos Aires.

"Três moças jovens estavam entre os escombros, cobertas de pó, e conseguirmos tirá-las", disse à televisão um socorrista, que integra as equipes civis de salvamento junto com sete brigadas dos bombeiros que trabalham no local.

Testemunhas disseram que o desmoronamento do edifício pode ter acontecido quando as estruturas cederam por causa da operação de escavadeiras perto do local.

"A academia veio abaixo. Não posso acreditar! Nunca teve um problema de infraestrutura", disse à TV Sergio Pereira, instrutor da academia que não estava no estabelecimento no momento do acidente.

Os feridos foram levados a hospitais locais, segundo o SAME.

"Tivemos que atender oito pessoas com politraumatismos", disse Crescenti à imprensa.

O fato aconteceu perto da esquina entre a avenida Triunvirato com a rua Mendoza, duas vias de grande circulação de pedestres e veículos no bairro de Villa Urquiza.

"Senti uma explosão, corri para ver e não se podia entrar pela frente. Entrei por trás, havia três moças que se movimentavam sozinhas. Conseguimos tirá-las. Uma senhora me disse que havia mais de 10 pessoas na academia", contou um vizinho que ajudou os socorristas.

O prédio acidentado tinha 15 metros de largura, com 30 a 40 metros de profundidade, segundo cálculos das equipes de resgate.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host