UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 15h47

Cocaína sul-americana faz peregrinação até Lourdes

MADRI, 10 Ago 2010 (AFP) -Uma rota do tráfico de cocaína, que utilizava o caminho de peregrinação religiosa até Lourdes, sul da França, para transportar a droga, foi desmantelada em Barcelona, anunciou nesta terça-feira a guarda civil, que prendeu 17 pessoas e apreendeu 36,6 quilos de cocaína.

A rede enviava a droga para a Espanha da América do Sul por avião, principalmente do Paraguai e da República Dominicana, graças aos contrabandistas que ingeriam a cocaína ou a escondiam nas bagagens de mão, explicaram as autoridades em um comunicado.

Para não atrair a atenção dos policiais, eles contrataram falsos peregrinos que faziam a viagem da América do Sul até Lourdes, escondendo durante todo o percurso a cocaína com eles, antes de pegar um carro até Barcelona.

Um laboratório de tratamento da droga foi descoberto na capital da Catalunha. A polícia apreendeu 15,1 quilos de cocaína e mais 21,5 quilos que estavam sendo diluídos com produtos químicos.

A Espanha é a principal porta de entrada na Europa da cocaína produzida na América do Sul. A droga viaja, frequentemente, em grandes quantidades por navios, mas os traficantes também usam a imaginação para introduzir a droga clandestinamente via voos regulares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h09

    0,90
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h17

    -1,07
    74.584,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host