UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 18h22

Começa o primeiro julgamento em Guantánamo sob presidência Obama

BASE NAVAL DE GUANTANAMO, 10 Ago 2010 (AFP) -O primeiro julgamento ante um tribunal militar na base naval de Guantánamo sob a presidência de Barack Obama começou nesta terça-feira contra o canadense Omar Khadr, detido no Afeganistão quando tinha 15 anos.

Usando terno e gravata, o acusado, que agora tem 23 anos, estava presente na abertura da audiência dedicada à seleção do júri militar.

Khadr é acusado de ter jogado uma granada que matou um soldado americano em julho de 2002 durante um confronto no Afeganistão entre as tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos e militantes da rede Al-Qaeda.

Também é suspeito de ter sido treinado pela Al-Qaeda e ter se unido à rede de Bin Laden para fabricar bombas.

Até o momento, Khadr não quis negociar, ao contrário do sudanês Ibrahim Ahmed Mahmud al-Qosi, um ex-guarda-costas de Bin Laden de 50 anos, que em julho confessou ter dado apoio material ao terrorismo.

Depois de ter sido gravemente ferido no ataque em que foi capturado e de perder a visão em um olho, Khadr rejeitou a oferta de Washington de 30 anos de prisão, incluindo 25 no Canadá, em troca da confissão.

O juiz militar americano encarregado do caso, Patrick Parrish, ordenou na segunda-feira que fossem mantidas válidas as declarações de Khadr nos interrogatórios que ele assegura ter feito sob pressão.

Os tribunais militares de exceção criados pelo governo George W. Bush em Guantánamo foram reformados por Obama e pelo Congresso e invalidam depoimentos feitos sob pressão, embora deixem que o juiz avalie o grau de coerção utilizado contra o detento.

Khadr enfrenta cinco acusações, incluindo assassinato, espionagem e apoio material ao terrorismo. O julgamento deverá durar pelo menos três semanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host