UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 12h47

EUA e BP próximos de alcançar acordo para vítimas do maré negra

NOVA YORK, 10 Ago 2010 (AFP) -O governo americano e a petroleira BP estão perto de alcançar um acordo que assegurar um fundo para limpeza e a indenização das vítimas da maré negra através das rendas derivadas das atividades do grupo britânico no Golfo do México, informou nesta terça-feira o Wall Street Journal.

"O governo de Barack Obama e a BP estão próximos de um acordo para utilizar os futuros ganhos do gigane petroleiro no Golfo do México para garantir as operações de limpeza e o fundo de compensação de 20 bilhões de dólares, que dará a ambas as partes um incentivo para continuar com a produção no Golfo", afirmou o jornal financeiro.

A BP anunciou na segunda-feira que fez a primeira contribuição, de três bilhões de dólares, para o fundo das vítimas do vazamento.

"O propósito deste depósito foi assegurar aos que se viram afetados pelo vazamento que temos intenções de assumir nossos compromissos com eles e com os contribuintes americanos", afirma em um comunicado o novo presidente da BP, Bob Dudley.

"Estabelecendo esta confiança e realizando o depósito inicial antes do previsto demonstramos nosso compromisso de atuar corretamente nas costas do Golfo", completou.

Mais cedo, a companhia anunciou já ter gastado 6,1 bilhões de dólares para combater as consequências do vazamento de petróleo.

O montante inclui os gastos para tentar conter o fluxo do vazamento, limpar o óleo derramado, perfurar um segundo poço e injetar cimento no primeiro, além das indenizações ao governo federal, aos estados americanos afetados pela catástrofe e a pessoas e empresas prejudicadas, segundo um comunicado da BP.

A companhia britânica indicou ainda ter recebido mais de 145.000 pedidos de indenização. Segundo a BP, 103.900 pagamentos foram feitos, totalizando 319 milhões de dólares.

A BP destacou que este é ainda um cálculo total provisório, já que o valor final é desconhecido.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host