UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 16h32

Hugo Chávez diz querer construir a paz com Colômbia

Santa Marta, Colômbia, 10 Ago 2010 (AFP) -O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse desejar "construir a paz" com a Colômbia a qualquer preço, ao chegar nesta terça-feira a Santa Marta para se reunir com seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, e estudar o reestabelecimento das relações diplomáticas.

"Depois de tantas adversidades, ratifico meu amor à Colômbia, que será eterno. Queremos construir a paz entre nós, custe o que custar", disse Chávez na chegada ao aeroporto de Santa Marta, no norte da Colômbia, sobre o mar do Caribe.

"Viemos com a vontade, com o coração à frente, para começar pacientemente a reconstruir o que foi desmoronado. Contamos com muitos recursos para reconstruir as boas relações", afirmou o presidente venezuelano.

A Venezuela decidiu romper relações com a Colômbia no fim de julho, depois que o governo do ex-presidente colombiano Alvaro Uribe denunciou que em torno de 1.500 guerrilheiros colombianos das Farc e do ELN estariam escondidos nesse país, o que foi negado por Caracas.

Chávez chegou a Santa Marta às 13h15 locais (15h15 de Brasília), onde recebeu honras militares.

O presidente venezuelano, que usava uma jaqueta com as cores da bandeira da Venezuela, entregou três rosas vermelhas à chanceler colombiana, María Angela Holguín, que junto a seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, recebeu Cháves na saída do avião.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host