UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 19h58

Onibus de NY terão anúncio contra construção de mesquita

NOVA YORK, 10 Ago 2010 (AFP) -Alguns ônibus de Nova York terão anúncios de protesto contra os planos de construção de uma mesquita perto do Marco Zero, onde as Torres Gêmeas foram destruídas pela Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001, informaram as autoridades de transporte da cidade nesta terça-feira.

O anúncio pergunta "Por que ali?" e mostra a foto de um avião prestes a se chocar ao World Trade Center, evocando a memória dos ataques que mataram aproximadamente 3.000 pessoas.

Os anúncios serão divulgados em 26 dos 6.300 ônibus da cidade, informou o porta-voz da Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA), Kevin Ortiz.

A controversa campanha foi lançada pelo grupo Stop the Islamization of America ("Pare a Islamização da América").

"A MTA não apoia a opinião expressa neste ou em quaisquer outros anúncios que aparecem no sistema de transporte. O anúncio foi aceito hoje depois de ser analisado dentro das políticas de publicidade da MTA e dos padrões legais do governo", disse Ortiz à AFP.

A Comissão de Preservação do Patrimônio da cidade de Nova York abriu o caminho em 3 de agosto para que uma mesquita e um centro islâmico sejam construídos a duas quadras do Marco Zero.

Os apoiadores da ideia, incluindo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmam que o projeto representará uma ponte entre o Ocidente e o mundo muçulmano.

Já os opositores dizem que a construção insultará a memória das vítimas do 11 de setembro.

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 53% dos nova-iorquinos são contrários ao projeto, enquanto 34% deles apoiam e 10% não decidiram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    0,31
    3,232
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    -0,44
    74.157,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host