UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 16h05

Todas as demandas contra a BP serão apresentadas a um só tribunal, na Louisiana

NOVA ORLEANS, EUA, 10 Ago 2010 (AFP) -As demandas judiciais contra a British Petroleum relacionadas ao derramamento de óleo no Golfo do México serão apresentadas a um único magistrado, em Louisiana (sul), decretou nesta terça-feira a comissão nomeada por sete juízes federais do contencioso jurisdicional a quem foi entregue a questão.

O juiz Carl Barbier foi designado para se encarregar das cerca de 77 demandas civis já apresentadas em Louisiana, Texas, Mississippi, Alabama e Flórida.

A centralização "eliminará a duplicação de investigações (...) e permitirá às partes - advogados e corpos judiciais preservar seus recursos", informou a comissão.

O local das audiências preliminares vinha sendo objeto de várias propostas das partes queixosas: Louisiana, Alabama, Mississippi, Flórida, Carolina do Sul..

As quatro sociedades responsáveis - BP, Transocean (proprietária da plataforma Deepwater Horizon, cuja explosão, em 20 de abril, causou a mancha de óleo), Cameron (fabricante do "tampão" que não pode impedir o vazamento) e a Halliburton - pediram por sua vez que as audiências fossem em Houston, Texas.

Para a maioria dos queixosos, um processo em Houston, a capital americana do petróleo, seria vista como provocação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host