UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 07h43

Equipes de resgate trabalham; previsão de mais chuva no noroeste da China

ZHOUQU, China, 11 Ago 2010 (AFP) -As equipes de resgate chinesas tentavam nesta quarta-feira esvaziar um lago formado após os deslizamentos de terra na província de Gansu (noroeste), que provocaram a morte de mais de 700 pessoas, no momento em que a meteorologia prevê uma nova tempestade tropical.

Em uma região isolada desta província, cuja população incluiu um terço de tibetanos, 10.000 soldados e socorristas buscam sinais de vida em montanhas de lama.

No entanto, 72 horas depois da catástrofe de sábado, há poucas possibilidades de encontrar pessoas vivas. O número de desaparecidos se aproxima de 1.000.

Em um hotel inundado, um homem de 50 anos foi resgatado depois de sobreviver três dias. Wang Dianlan pediu ajuda nesta quarta-feira, quando ficou sem comida (basicamente aletria seca). Foi encontrado desidratado, mas em condição estável, segundo a agência de notícias Xinhua.

No momento em que o tufão Dianmu, que acaba de provocar cinco mortes na Coreia do Sul, se aproxima do país, a meteorologia prevê novas chuvas torrenciais e os soldados chineses tentam desobstruir o curso do rio Bailong. Montanhas de rochas impedem a passagem da água acumulada e, caso desmoronem, provocariam uma nova catástrofe.

As autoridades provinciais afirmaram ter reduzido à metade o nível do lago artificial e ordenaram a retirada das pessoas que moram nas áreas mais expostas.

A lama sepultou uma faixa de cinco quilômetros de comprimento e 500 metros de largura com uma altura que chegou, em alguns casos, ao terceiro andar dos edifícios.

A China enfrenta este ano as maiores inundações em uma década, que já provocaram 2.100 mortes e obrigaram 12 milhões de pessoas a deixar suas casas, principalmente no sul e centro do país, e agora também no noroeste.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host