UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 15h50

EUA concluem missão de combate no Iraque no final do mês, como o previsto

WASHINGTON, 11 Ago 2010 (AFP) -O exército americano cumprirá o cronograma de concluir a missão de combate no Iraque no final do mês, declarou nesta quarta-feira o porta-voz da Casa Branca ao final de uma reunião entre o presidente Barack Obama e altos dirigentes encarregados da situação no país.

"Estamos cumprindo o prazo para concluir nossa missão de combate" no Iraque, declarou o porta-voz, Robert Gibbs, durante sua coletiva de imprensa diária.

Obama reuniu na manhã desta quarta-feira sua equipe de segurança nacional, civis e militares, para discutir a situação no Iraque, a menos de três semanas da data prevista para a retirada, e quando o país ainda não tem um governo, cinco meses depois das eleições legislativas.

O exército americano, que contabiliza atualmente cerca de 64 mil homens no Iraque, deve terminar sua missão de combate no dia 31 de agosto, conforme o cronograma anunciado pelo presidente Obama logo após sua posse, no início de 2009.

Os 50 mil militares americanos que permanecerão no país após essa data, especialmente para formar o exército iraquiano, deverão sair até o final de 2011.

Apesar de uma redução geral da violência, o Iraque segue palco de ataques e atentados mortíferos, que fizeram ao menos 60 mortos somente no final de semana passado. Nesta quarta-feira, oito soldados iraquianos foram mortos na explosão de uma casa no nordeste de Bagdá, segundo fontes militares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host