UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 20h55

Presidente paraguaio tem câncer linfático, mas se desconhece a extensão

SÃO PAULO, 11 Ago 2010 (AFP) -O presidente paraguaio, Fernando Lugo, sofre de um câncer linfático, embora ainda se desconheça a extensão e o estágio da doença, informaram esta quarta-feira os médicos que o tratam em São Paulo.

Nos dois dias que leva internado no hospital Sírio Libanês, Lugo realizou "todos os estudos que definiram e confirmaram o diagnóstico inicial", informou Alfredo Baccio, médico pessoal do presidente, em entrevista coletiva conjunta com os profissionais brasileiros.

Baccio disse que se trata de um linfoma "não Hodgkins". Por enquanto, os médicos só confirmaram a existência de um linfona folicular na virilha.

O linfoma é um câncer no sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico.

O oncologista brasileiro Frederico Costa disse que ainda está aguardando o resultado de alguns exames que confirmem a extensão da doença.

"O diagnóstico ainda não está fechado", acrescentou.

Uma vez que sejam conhecidos os resultados, "seria possível que na quinta-feira (Lugo) inicie o primeiro ciclo de quimioterapia", acrescentou Baccio, acrescentando que, se reagir favoravelmente, o presidente poderia estar voltando ao seu país ainda esta semana.

Os especialistas afirmaram que para tratar este tipo de câncer seria necessário seis sessões de quimioterapia, que poderiam durar de quatro a seis meses de tratamento.

Depois de passar dois dias internado em São Paulo, o ex-bispo católico de 59 anos "está de bom humor e disposto a passar por esta doença", disse Baccio.

O médico destacou que, durante o tratamento com quimioterapia, que está previsto que vá continuar no Paraguai, o presidente "não teria maiores limitações para continuar com seus trabalhos como chefe de Estado".

No Paraguai, a notícia sobre da doença de Lugo causou grande agitação nos meios políticos, onde já se levanta a possibilidade de a presidência vir a ser ocupada pelo vice, Federico Franco, que pertence ao Partido Liberal (direita).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host