UOL Notícias Notícias
 
12/08/2010 - 16h35

BP recebe multa de US$ 50 milhões por explosão de refinaria nos EUA

CHICAGO, 12 Ago 2010 (AFP) -A companhia de petróleo britânica BP terá de pagar uma multa recorde de 50 milhões de dólares devido à explosão de uma refinaria ocorrida em 2005 no Texas (sul dos Estados Unidos), que deixou 15 mortos, anunciou nesta quinta-feira o governo americano.

Como parte de um acordo com as autoridades, a companhia também se comprometeu a gastar 500 milhões de dólares em projetos de segurança.

Essas multas foram infligidas ao grupo britânico em razão das repetidas falhas de segurança antes e depois da explosão que deixou 15 mortos e 170 feridos.

A BP também recebeu fortes multas pela poluição atmosférica provocada pela explosão.

As multas ainda são pequenas em comparação ao valor que a empresa terá que desembolsar pela maré negra do Golfo do México.

Inicialmente, a BP tinha sido obrigada a pagar uma multa de 21 milhões de dólares por não ter protegido suficientemente seus funcionários antes da explosão na refinaria. Mas essa multa foi aumentada em 2009 para 50,6 milhões de dólares depois que inspeções mostraram que o grupo não tinha corrigido as falhas de segurança.

"Este acordo concretiza o nosso objetivo visando à proteção dos trabalhadores da refinaria e à garantia de que as melhorias na segurança serão feitas o mais rápido possível", comentou a secretária do Trabalho Hilda Solis.

O acordo não afeta os procedimentos em curso relativos às multas de mais de 30 milhões de dólares impostas à companhia por novas violações descobertas durante as inspeções de 2009.

A empresa britânica também vai ter de enfrentar uma avalanche de processos por causa da maré negra que teve origem no dia 22 de abril e foi contida em meados de julho. Foram despejados no Golfo do México cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo, ou seja, 780 milhões de litros.

A BP abriu um fundo de indenizações de 20 bilhões de dólares para as vítimas da maré negra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host