UOL Notícias Notícias
 
12/08/2010 - 16h16

Forte terremoto deixa um ferido e causa danos leves em Peru e Equador

QUITO, 12 Ago 2010 (AFP) -Um terremoto de magnitude 7,2 graus sacudiu o Equador nesta quinta-feira, deixando um ferido e danos materiais leves, informaram as autoridades falando sobre um fenômeno que foi sentido em "todo o país" e no norte do Peru.

O porta-voz da Cruz Vermelha equatoriana, Jorge Arteaga, disse à AFP que no porto pesqueiro de Manta (sudoeste), uma pessoa sofreu politraumatismos após a queda de um muro provocada pelo sismo.

"Até agora é a única vítima", acrescentou Arteaga, indicando que o tremor também causou danos no porto de Guayaquil (sudoeste), onde dois edifícios - inclusive um quartel dos bombeiros - sofreram danos nas paredes e três casas feitas de cana ruíram em um bairro periférico.

O terremoto foi registrado às 06h54 locais (08h54 de Brasília) e seu epicentro foi localizado na província amazônica de Pastaza, 187 km a sudeste de Quito, informou o Instituto Geofísico (IG) de Quito.

O tremor, que durou 40 segundos, aconteceu a 238 km de profundidade e "foi sentido em todo o país", de acordo com a fonte.

Um informe inicial do ministro da Segurança do Equador, Miguel Carvajal, não reportou danos ou vítimas.

O terremoto foi sentido especialmente nas cidades de Ambato, Tena, Riobamba, Guaranda, Guayaquil e Quito, onde se viram cenas de pânico, com pessoas abandonando suas casas, segundo reportagens de rádio.

No Peru, os sismógrafos registraram uma magnitude de 6,7 graus, segundo o Instituto Geofísico nacional.

Neste país, moradores das cidades de Tumbes, Piura, no litoral, e das amazônicas Tarapoto, Yurimaguas, Moyobamba e Iquitos (vizinhas do Equador), saíram alarmados nas ruas.

Os dois países estão situados no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, região sensível a atividades sísmicas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host