UOL Notícias Notícias
 
13/08/2010 - 09h54

Bactéria resistente deixou uma vítima na Bélgica em junho

BRUXELAS, 13 Ago 2010 (AFP) -Um morador de Bruxelas morreu em junho depois de voltar do Paquistão, seu país de origem, onde havia sido infectado por uma bactéria resistente a quase todos os antibióticos, indicou nesta sexta-feira um funcionário do hospital belga onde foi tratado.

Esse caso foi detectado na Bélgica em junho, afirmou Denis Piérard, microbiologista do hospital universitário AZ VUB, citado pela imprensa belga.

"Trata-se de um paciente diabético que morava em Bruxelas. Durante a viagem ao Paquistão, ele foi vítima de um acidente de carro. Depois de ter sido hospitalizado no local com um grande ferimento na perna, ele foi repatriado em seguida para a Bélgica, mas seu estado já era séptico", explicou.

Apesar da administração de colistina, um potente antibiótico, o paciente morreu, disse o médico.

Um segundo caso também foi registrado este ano na Bélgica, segundo um microbiologista da Universidade de Louvain, Youri Glupczynski, entrevistado pela rede de televisão belga RTBF.

A superbactéria considerada a causadora dessas mortes, que produz uma enzima batizada "metalo-betalactamase 1 de Nova Délhi" (NDM-1, em inglês), foi identificada pela primeira vez em 2009 em um paciente sueco hospitalizado na Índia.

Segundo um estudo divulgado esta semana pela revista britânica The Lancet Infectious Diseases, pesquisadores também identificaram a bactéria em 37 pacientes no Reino Unido, incluindo alguns que haviam viajado à Índia ou ao Paquistão para serem submetidos a uma cirurgia estética. Três australianos que tinham viajado para a Índia também foram infectados, suscitando temores de uma propagação mundial.

A NDM-1 resiste a quase todos os tipos de antibióticos, incluindo os carbapenemos, geralmente reservados para situações de emergência e ao tratamento de infecções multirresistentes.

Os hospitais belgas reforçaram sua vigilância e intensificaram as medidas de precaução, principalmente para os casos de pacientes repatriados, com o objetivo de evitar contaminações, indicaram autoridades de vários hospitais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host